g2h

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Pegadinhas de vestibular

1. Todas as alternativas parecem certas


Sabe aquela questão em que todas as alternativas parecem corretas? Essa é a pegadinha mais recorrente do vestibular. O segredo é que, na verdade, todas as opções apresentam elementos que estão certos, mas apenas uma delas tem todas as informações necessárias.


Dica: leia com calma tanto o enunciado quanto as alternativas e sublinhe todas as palavras corretas. Outra opção é riscar as opções erradas, o que facilita a leitura. No enunciado, não se esqueça de destacar se a proposta pede a alternativa correta, incorreta ou outras informações.


2. Alternativa incorreta


Ao invés de solicitar a alternativa correta, o enunciado pede para assinalar a opção incorreta. Especialmente os mais apressados, que leem de forma dinâmica as instruções, acabam sofrendo com essa pegadinha.


Dica: leia o enunciado com calma, sem pular nenhuma frase, muito menos considerar que já sabe o que deve ser feito. Muitos vestibulandos querem economizar tempo e acabam perdendo pontos preciosos.


3. Generalização


Uma fórmula frequente no vestibular é a utilização de termos como “todos”, “nunca”, “sempre”.


Dica: não exclua de cara as alternativas com esses marcadores. Mesmo que seja difícil existir uma consistência tão grande, é possível. Leia com atenção e considere o que está sendo pedido na questão.


4. Parônimos


Parônimos são palavras com fonética e grafia parecidas, mas que têm significados diferentes — é o caso de “cumprimento” e “comprimento”. Na prova, esses termos podem ser utilizados para causar confusão durante a leitura.


Dica: identifique o sentido do que está sendo solicitado e não acredite na primeira leitura. Sublinhe as palavras que podem ser parônimos e não se preocupe com o tempo: se a dúvida permanecer, faça uma anotação e siga para a próxima questão.


5. Textos intermináveis


Muitos vestibulares utilizam enunciados e alternativas longas, com informações verdadeiras e falsas mescladas. Além de precisar de atenção, os textos mais longos geram mais distrações.


Dica: faça a leitura com calma, marque as palavras-chave e sublinhe as passagens mais importantes. Encontre formas de classificar a informação de forma que mesmo em um texto longo você consiga identificar quais dados são essenciais.


6. Cálculos


Outro clássico do vestibular, os cálculos enormes muitas vezes podem ser substituídos por uma leitura atenta do enunciado.


Dica: como a prova exige concentração e administração de tempo, muitos vestibulandos pulam a leitura atenta. Lembre-se de que as ciências exatas também exigem muita interpretação, então faça desenhos e trabalhe os números de forma organizada.


https://blog.mackenzie.br/vestibular/dicas-de-estudo/pegadinhas-que-costumam-cair-no-vestibular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE NO GOOGLE

PESQUISE NO GOOGLE

Receba postagens por Email. Após colocar seu email procure sua caixa de entrada mensagem e confirme

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores